A tosse com catarro, também chamada de tosse produtiva, é um sintoma comum a diversas doenças respiratórias. Sua principal característica é a produção de muco ou secreção nas vias respiratórias, expelidos durante a tosse.1,2
Embora a tosse seja uma defesa natural do nosso organismo para limpar as vias respiratórias, em alguns casos, é também sintoma indicativo de uma condição mais grave. 1,2
A seguir, vamos explorar as causas e os possíveis tratamentos da tosse com catarro, com base em estudos e evidências científicas.1-10
As Causas da Tosse com Catarro
A tosse com catarro pode ser causada por várias condições respiratórias, que incluem doenças infecciosas, inflamatórias e crônicas.1
Algumas das causas mais comuns são:
Resfriados e Gripes
As infecções virais, como o resfriado comum e a gripe, muitas vezes causam aumento da produção de muco nas vias respiratórias. A resposta do nosso organismo à infecção é uma inflamação, que pode resultar em tosse com catarro.1,3
Bronquite
A bronquite é uma inflamação dos brônquios, geralmente causada por infecções virais. No entanto, fatores ambientais, como poluição e exposição à fumaça do tabaco, também podem desencadear ou agravar o quadro. A tosse com catarro é um dos principais sintomas da bronquite, especialmente na forma aguda.4
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
A DPOC é uma condição crônica que inclui doenças como bronquite crônica e enfisema. A característica da bronquite crônica, por exemplo, é tosse persistente com produção de muco. É muito comum que pacientes com DPOC tenham dificuldade para respirar e tosse produtiva contínua, em especial se expostos a poluentes ou infecções respiratórias.5
Pneumonia
A pneumonia, que é uma infecção nos pulmões, pode causar tosse com catarro, e também pode ser acompanhada de febre, dificuldade de respirar e dor no peito. A tosse pode produzir secreção amarelada ou esverdeada, o que pode sugerir a presença de infecção, mas não é um critério definitivo para diferenciar infecções virais de bacterianas. A pneumonia é uma condição grave, e requer avaliação e tratamento médico imediato.6
Asma
Embora seja muitas vezes associada à tosse seca e à dificuldade para respirar, a asma, em alguns casos, como durante crises ou em associação com infecções respiratórias, pode haver presença de muco.
Isso porque a inflamação das vias aéreas pode intensificar a resposta do organismo, resultando em tosse com eliminação de muco.
Além disso, infecções respiratórias podem agravar os sintomas da asma e contribuir para a presença de catarro.
Tratamentos para Tosse com Catarro
O tratamento da tosse com catarro depende de sua causa. Em geral, o objetivo é aliviar os sintomas e tratar a causa da tosse.
1. Medicamentos Expectorantes e Mucolíticos
Os medicamentos expectorantes atuam facilitando a eliminação do muco das vias respiratórias, geralmente por meio da estimulação do reflexo da tosse.
Já os mucolíticos atuam diretamente na composição do muco, reduzindo sua viscosidade e tornando-o mais fluido.
Ambos são indicados para auxiliar no alívio da tosse com catarro associada a infecções respiratórias, como resfriados, gripes e bronquites.
2. Antibióticos
Ainda que a maioria das bronquites tenham causa viral, se a causa da tosse com catarro não for um vírus, e sim uma infecção bacteriana, como pneumonia ou bronquite bacteriana, pode ser necessário usar antibióticos, os quais são prescritos por médicos.
Uso de Inaladores
No caso de doenças como asma ou DPOC, o uso de inaladores prescritos por um médico pode melhorar a respiração por meio da broncodilatação.
Em casos crônicos, o tratamento pode incluir medicamentos para reduzir a inflamação das vias respiratórias, como os corticosteroides inalatórios.
Tratamento de Condições Crônicas
Para condições crônicas como DPOC ou asma, o tratamento envolve o uso regular de medicamentos para controlar a inflamação e evitar piora.
Além disso, não fumar e reduzir a exposição a irritantes ambientais são atitudes fundamentais para prevenir a progressão da doença e aliviar os sintomas.
Quando Procurar um Médico?
Embora a tosse com catarro muitas vezes seja causada por infecções leves, sinais como:
- Persistência dos sintomas
- Presença de sangue no catarro
- Febre alta
- Dor no peito
- Dificuldade para respirar
indicam a necessidade de avaliação médica.
A tosse pode ter diversas causas desde gripes até doenças como DPOC ou asma, o diagnóstico correto é essencial para um tratamento eficaz e prevenção de complicações.
Referências:
- ANDRANI, F.; AIELLO, M.; BERTORELLI, G. et al. Cough, a vital reflex: mechanisms, determinants and measurements. Acta Biomed., v. 89, n. 4, p. 477-480, 2019. DOI: 10.23750/abm.v89i4.6182.
- CLEVELAND CLINIC. Cough. Disponível em: https://my.clevelandclinic.org/health/symptoms/17755-cough. Acesso em: 14 jan. 2025.
- ALLAN, G. M.; ARROLL, B. Prevention and treatment of the common cold: making sense of the evidence. CMAJ., v. 186, n. 3, p. 190–199, 2014. DOI: 10.1503/cmaj.121442.
- MAYO CLINIC. Bronchitis. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/bronchitis/diagnosis-treatment/drc-20355572. Acesso em: 24 jan. 2025.
- GOLD. Global Strategy for the Diagnosis, Management, and Prevention of Chronic Obstructive Pulmonary Disease. Disponível em: https://goldcopd.org/2025-gold-report/. Acesso em: 24 jan. 2025.
- DUNN, L. Pneumonia: classification, diagnosis and nursing management. Nursing Standard., v. 19, n. 42, p. 50+, 2005. Disponível em: https://go.gale.com/ps/i.do?id=GALE%7CA134210640&sid=googleScholar&v=2.1&it=r&linkaccess=abs&issn=00296570&p=AONE&sw=w&userGroupName=anon%7E4893ef57&aty=open-web-entry. Acesso em: 24 jan. 2025.
- GLOBAL INITIATIVE FOR ASTHMA. GINA 2024 Strategy Report. Disponível em: https://ginasthma.org/wp-content/uploads/2024/05/GINA-2024-Strategy-Report-24_05_22_WMS.pdf. Acesso em: 24 jan. 2025.
- ZAMBON LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS. Bula Fluimucil. São Paulo, 2025.
- OHNISHI, H.; TANIMOTO, T.; INABA, R. et al. Efficacy and safety of mucolytics in patients with stable chronic obstructive pulmonary disease: A systematic review and meta-analysis. Respir Investig., v. 62, n. 6, p. 1168-1175, nov. 2024. DOI: 10.1016/j.resinv.2024.10.004.
- BARNES, P. J. Scientific rationale for using a single inhaler for asthma control. Eur Respir J., v. 29, n. 3, p. 587-595, 2007. DOI: https://doi.org/10.1183/09031936.00080306.



